quinta-feira, 28 de abril de 2011

"Jesse McCartney, fala sobre seu álbum Right Where You Want Me", Singer Universe

por Dale Kawashima

Ainda um adolescente, o cantor/compositore ator  de dezenove anos, Jesse McCartney, tem alcançado muito em sua jovem carreira. Aos 10 anos, ele atuou na Broadway, em O Rei e Eu e logo depois em A Christmas Carol, com o ator de The Who, Roger Daltrey. Aos 12, ele se juntou à boyband Dream Street, cujo álbum de 2001 (na Atlantic Records) recebeu o disco de platina. Aos 17, McCartney lançou seu primeiro álbum solo, Beautiful Soul (na Hollywood Records), que o estabeleceu como um músico pop nos E.U.A. e em vários outros países.

Agora, McCartney, acabou de lançar seu segundo álbum,
Right Where You Want Me. O primeiro single, também intitulado de “Right Where You Want Me”, acabou de ser lançado e tem tocado bastante nas rádios pop. McCartney parece pronto para crescer através de seu sucesso, apelando para sua extensa base de fãs (adolescentes e pré-adolescentes) enquanto, também, atraindo uma plateia mais velha, com uma nova mistura de pop, rock e R&B.
Numa entrevista, McCartney falou sobre o processo de gravação de seu novo álbum e como ele tornou mais ativo para o papel de compositor para esse projeto. Na verdade, ele co-escreveu todas músicas do álbum, com exceção de uma, colaborando com seu diretor musical, Dory Lobel, e com vários artistas renomados como Kara DioGuardi, John Shanks, E-Man e o time de Adam Watts & Andy Dodd, que escreceu o hit “Beautiful Soul”. Ele falou profundamente sobre sua composição e que sua especialidade é criar melodias e letras. Além disso, McCartney arranjou tempo para discutir sobre sua carreira de ator, particularmente sobre seu papel no novo filme indie Keith, que vai ser lançado na primavera de 2007.

Durante a maioria do tempo em 2005 e 2006, McCartney esteve na estrada com sua banda, na divulgação de seu álbum Beautiful Soul. Ele utilizou seu tempo livre para compor músicas novas. “Na estrada não há nada para se fazer, então gastei muito tempo compondo”, explicou. “Meu diretor musical, Dory Lobel, e eu arranjamos um mini-estúdio na estrada com equipamentos profissionais. Arrumamos os equipamentos no nosso ônibus e nos quartos dos hotéis. Escrevemos por volta de 15 a 20 músicas na estrada e nos divertimos muito enquanto isso. A parte criativa (do ramo musical) é a mais divertida. Nós escreveríamos as melodias, letras e acabávamos criando batidas. É ótimo trabalhar com o Dory e ele é um incrível guitarrista.”

Depois que McCartney concluiu sua turnê, ele e Lobel começaram a concluir suas músicas com vários compositores de hits e produtores em Los Angeles. “Assim que saímos da estrada, colaboramos com outros artistas”, disse McCartney. “Acabamos certas músicas que tínhamos começado na estrada e também escrevemos outras. Dory e eu escrevemos algumas músicas com Kara DioGuardi que estavam quase acabadas. Kara é mágica. Ela sentaria por uma hora e perguntaria, ‘Por que isso está aí (na música)?’ Ela é ótima e conhece músicas tão bem.”

 “Nós também trabalhamos com o John Shanks (ganhados do prêmio de produtor). As duas músicas que escrevemos juntos são chamadas ‘Can’t Let You Go’ e ‘Blow Your Mind’. John produziu duas músicas e Greg Wells produziu outras duas. E eu fiz várias com Adam Watts e Andy Dodd, quem escreveu ‘Beautiful Soul’. Aprendi tanto sobre produzir músicas enquanto trabalhei com esses caras. Algum dia gostaria de produzir mais – Estou ficando bom com os equipamentos.”

McCartney também elaborou sua própria composição. “Sou um grande fã de melodias e letras”, ele disse. “Eu viajo com uma caneta e um bloco de notas e escrevo ideias para as letras. Também amo escrever melodias. Dory e eu pensaríamos em algumas melodias e, então, nós escontraríamos os acordes corretos para elas. A meta de Right There Were You Want Me foi fazer um divertivo e melódico álbum.”
Além disso, McCartney escreveu certas canções do álbum que eram mais sérias, particularmente a música “Invicible”. “Há uma faixa muito pessoal chamada ‘Invicible’. É uma música bem pesada sobre um amigo meu que morreu num acidente por ter bebido e dirigido há três anos. Eu senti como se eu tivesse que colocá-la nesse álbum porque contém uma mensagem  tão importante para as pessoas da minha idade, que é pensar antes de beber e dirigir. É tão poderosa que eles têm que escutar. A gravação de “Invicible” apresenta um raro tom vocal por McCartnet, acompanhado de uma orquestra.

Com seu álbum agora completo, McCartney está, no momento, promovendo-o e ele começará uma turnê no outono. “Estou muito animado sobre o novo álbum e sair em turnê. Também estou muito animado sobre um filme em que atuei, chamado Keith. Ele já foi apresentado no festival de Cannes – é um profundo e poderoso filme. Não foi planejado escrever uma música para o filme, mas nós acabamos compondo uma, chamada ‘We Can Go Anywhere”, tocada nos créditos finais. Essa música também está incluída no novo álbum.”

Por último, quando perguntado qual conselho ele daria para novos artistas e compositores que estão tentando entrar no ramo da música, disse, “Bem, não dou conselhos frequentemente. Mas, diria para continuar tentando e a ter muita perseverança a respeito de sua música. Nunca se sabe o que vai fazer sucesso – música é tão subjetiva. Somente continue compondo e, enventualmente, algo irá fazer sucesso. Não deixe as rejeições chegarem a você e siga em frente. Isso leva tempo.”

Quando perguntado se cantores deveriam atuar ou vice-versa, ele disse, “Eu não concordo necessariamente com o fato de que se você for um músico, precisa atuar, ou se você for um ator, precisa cantar. Talvez atuar seja sua praia, ou talvez não. Faça o que você quiser fazer. Entreter é entreter.”

Original: Singer Universe

Nenhum comentário:

Postar um comentário